segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ansiedade de Separação!!

Heitor agora pode ser chamado de "Sr. Ansioso". É só a mamãe ir na cozinha, que lá vem a cara de dengo, com um resmungado "ahaaaanahanahanahanaaaaahn"... Tenho experimentado conversar com ele do outro cômodo, como sugere a Encantadora. Ajuda. Me sinto uma LOUCA, gritando pela casa, falando aos berros do banheiro, da cozinha, do closet, mas que ajuda, ajuda...
Estava "googlando" o tema, e encontrei a seguinte explicação:

"Há algo que faz parte da estreita ligação entre mãe e filho: a chamada 'ansiedade da separação'. A ansiedade da separação é uma reação que se verifica a partir dos 6/8 meses de idade e atinge o seu auge por volta dos 18 meses. Em regra, desvanece-se perto dos três anos. Pode, porém, voltar a surgir mais tarde, na altura de ir para a escola.
A ansiedade da separação consiste, tal como o próprio nome indica, em reações de profunda tristeza e angústia quando a criança tem de se separar da mãe, com quem tem uma relação privilegiada. Associada a esta ansiedade está o medo face a pessoas estranhas ou de pessoas com as quais o convívio é raro.

Apesar de ser normal nos bebês, este comportamento é algo que gera grandes preocupações aos pais. Para tentar minimizar essas situações, os pais podem tomar várias atitudes:
- Habituar a criança, desde cedo, ao convívio com várias pessoas, para além do circulo familiar.
- Quando tomarem a decisão de colocar o bebê em uma escolinha ou aos cuidados de uma outra pessoa, os pais devem passar alguns momentos por dia, durante a primeira semana e, progressivamente, ir diminuindo a frequência e o tempo das visitas para que o bebê vá habituando a ficar sozinho. Esta seria a atitude desejável, se bem que, compreensivelmente, seja bastante dificil de por em prática, pois a maioria dos horários de trabalho não o permite.
- Se for contratada uma babysitter para ficar com o bebê em casa, seria desejável que a mãe ficasse com ambos, nos primeiros dias, durante algum tempo, para que o bebê se habitue e a transição seja menos difícil.
- Deixar a criança com o seu objeto favorito, como um brinquedo, pois isso ajudá-lo-á a sentir-se mais seguro".


Pois bem, o Heitor é a criança mais sociável que conheço, então, a ansiedade dele nem é tão séria. Estou, pra variar, "reclamando de barriga cheia". Mas fico um pouco agoniada com o fato de ter alguém com tal grau de dependência de mim, fisicamente falando! Ele agarra em minhas pernas, morde meus joelhos, esfrega a cara nos meus seios, morde o meu cotovelo, minha bochecha... Dia desses percebi que, se eu chamo alguém em voz mais elevada, ele esconde o rosto em mim, grudado, porque (há) acha que estou chamando alguém para levá-lo embora (normalmente é). Agora decidi pirraça-lo, e sempre que ele me desobedece, eu grito o nome de qualquer membro da família (isso é até bom, pois ele se acostuma com os nomes... risos)!

O Heitor, pasmem, já se enfiou na minha saia e mordeu a minha BUNDA!

Fiz a mamadeira, por algumas vezes, com ele debaixo da axila...

Agora, imaginem como lidar com a ansiedade de separação, quando lhe dá uma DOR DE BARRIGA! Pois, fui eu correndo para o banheiro, e ele agarrado nas minha calças, chorando! A calça quase fica. Depois a coisa continuou séria, porque eu ficava GRITANDO "mamãe já vai", de lá do vaso, enquanto ele choramingava na sala!

Sei que 90% das pessoas que lêem isso estão rindo... Mas a vida é isso mesmo, um enorme motivo para rirmos de nós mesmos.

De resto, tirei uma foto bem interessante para ilustrar essa momento único de Sr. Ansioso. Esse é o ângulo do qual eu mais o vejo, ultimamente...


("Mamãe, posso tirar suas calças?")



(COOOOLO!)
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkk
    Que situação!!!
    Mas ele não está a coisa mais liiiiinda?
    Parabéns!

    Ps.: Vc continua tomando Plasil? Ou vc já vai desmamar? Nas minhs baixas de leite eu tomo um homeopático: Pulsatila. O Plasil não faz diferença pra mim...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O Prasil me dá AGONIA, fico apavorada, com dor no peito! Isso é comum com algumas pessoas. O leite desceu sozinho, com mais água e com estímulo da bomba. Vou procurar esse seu homeopático! Heitor nem pensa em desmamar, é um peitólatra, dorme acariciando eles, beija, morde, uma coisa louca... rs

    Obrigada, ele é lindo mesmo! rs

    ResponderExcluir
  3. PRASIL foi sem querer, mas foi ótimo! kkk

    Sim, completando, cortei o Plasil com menos de um mês, antes que matasse alguém! rs

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vc cortou! A pediatra disse q no máximo pode usar por 10 dias... Mas em casos extremos e mesmo assim ela não recomenda.

    ahh, que bomba vc usa. Estou querendo comprar uma ou alugar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Uso a bomba da avent, com motor inteligente. É muito boa e vem com um kit pra transformar ela em manual, caso necessário.
    Das manuais, gosto da Chicco e Nuk, pq a haste é mais confortável!

    ResponderExcluir