quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Fazendo uma festa de aniversário infantil com orçamento reduzido: a aventura em Boa Vista.

Depois do aniversário de Heitor organizado pelos meus pais no interior da Bahia, que retratei nesse post de aniversário, fiquei com muita vontade de organizar eu mesma algo para ele aqui em Boa Vista, onde moramos. Quando o Heitor fez um ano, estávamos no RS em viagem, e esse ano, estávamos na Bahia. Com isso, o Heitor nunca tinha tido uma festinha por aqui, o que eu sentia falta.
Diante dos protestos paternos ("duas festas??"), decidi só "pegar carona" na festa de aniversário do pai, acrescentar 10 a 15 convidados e fazer algo MUITO singelo, que não afetasse excessivamente o churrasco do papai. O dia era domingo a tarde, que é um horário ótimo para o Heitor se deixarmos ele dormir bastante pela manhã. O espaço alugado nada tinha de infantil, era uma grande área com churrasqueira e piscina, que ele simplesmente AMA.
Com um orçamento mega apertado, até pelo Heitor já ter tido uma festa grande e não fazer sentido gastarmos em outra festa, aproveitei muita coisa que estava na festa anterior, na Bahia. Aproveitei os biscuits do bolo de lá (menos um, do Peixonauta, que, acreditem, foi levado por um ADULTO!), as pelúcias, aproveitei as bombonieres da mesa, as lixeirinhas coloridas e outras muitas coisas. Caí no Photoshop e tentei repetir a dose dos adesivinhos personalizados. Admito que alguma facilidade com o programa ajudou, mas o efeito, muito melhor do que eu imaginava, me espantou.

Adesivo geral.

Nesse usei um background do Photoshop, mesmo, em degradé, e usei estrelinhas e a do Peixonauta dançando com a Rosa, todas recortadas com varinha mágica. Para a moldura, usei a mesma barra colorida que a Pamela tinha usado na Bahia: para isso eu escaneei, mesmo. A imagem de baixo ESTÁ COM A POSIÇÃO TROCADA, e isso foi um problema na hora de montar... LAPSO!
Esse foi o rótulo da água, feito do mesmo jeito que o rótulo das balinhas. As imagens do Peixonauta estavam no site da Discovery Kids...

Para imprimir, usei folhas adesivas inteiras, impressas na impressora de casa, mesmo, e recortadas com tesoura.Só rótulo não colou muito bem (acho que vale a pena colocar umas gotinhas de cola quente para "ajudar").

Negociei com a empresa de festas infantis a montagem de uma mesa, com um painel de bolas e uma caixa de presente, e registrei que eu levaria os itens. Fiz muitos orçamentos, tirei itens, para que ficasse o mais clean possível e mais barato também. Se eu tivesse conseguido uma mesa grande, teria montado eu mesma, mas hoje admito que não teria conseguido o mesmo efeito...
A única coisa em que não quis economizar foi no bolo. Adooooro bolo de pasta americana, acho lindo, e quando bem feito, como e engordo feliz. Levei os biscuits e pedi um bolo de apenas um andar, tamanho M. Levei um livro do Peixonauta do Heitor para ela se basear, e isso ajudou bastante.
Os doces seriam os tradicionais: brigadeiro, olho de sogra, casadinhos... Tudo gostoso e divertido!
Aluguei uma cama elástica e levei a mesa de desenhos do Heitor, os lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar e alguns desenhos do Peixonauta para pintar que imprimi do site da Discovery Kids.
O churrasqueiro, o garçom e os pratos, bebidas e carnes do churrasco foram acertados pelo papai. Hoje eu teria contratado mais um garçom (porque um coordena o encher de copos e afins, e o outro serve), mas o resto esteve perfeito. Fechamos a conta em 50 pessoas, dentre crianças e adultos. Um número ótimo.
Com isso, fui colocar as mãos na massa.
Comprei algumas forminhas e adesivos prontos, da coleção Peixonauta da Regina. Como encontrei poucas, mesclei com algumas das principais cores do desenho (Laranja, azul, verde e amarelo).
Comecei a fazer as coisas aos pouquinhos, com um mês de antecedência. Comprei uns trabalhos prontos de E.V.A. (nuvens, "pirulitos", abelhas e flores amarelas) e utilizando-os como base, fiz algumas coisas também usando E.V.A (um peixonauta pro painel, mais "pirulitos", e flores brancas).
Lembrei de um episódio do Peixonauta ("O Caso das Garrafas Plásticas") em que ele recicla uma garrafa pet, transformando-a em uma mini-tartaruga marinha que o faz lembrar de suas amiguinhas tartarugas! Partindo da ideia do desenho, montei 15 dessas tartarugas, espalhando algumas pelas mesas com balas embrulhadas em papel rococó dentro, e outras na mesa principal.

Preparação das tartarugas... Um pedacinho do rococó faz as manchinhas do casco!

Escolha entre olhinhos feitos de E.V.A. e olhinhos balançantes! A siaminha marrom eu usei para disfarçar a sujeira que a cola quente fez na junção. Não sei mexer muito com cola quente...

Elas, luxando na mesa principal!
 
 Uma ideia de última hora que deu um toque interessante foram os balões de Peixonauta e Rosa na piscina. Bom, nada mais natural, já que eles moram em um lago, que eles estivessem presentes na farra aquática! A Agente Rosa foi muito fácil, mas o Peixonauta deu um trabalhinho... Mas ficou uma graça!

Montando o Peixonauta aquático!
Heitor ajudando!
Propulsores: um retângulo de E.V.A., com as pontas enroladas para dentro!
O rabo!
Heitor, divertindo-se com umadas Rosas!

A turma toda nadando feliz na piscina!
No mais, a mesa ficou muito linda e delicada, vou comentando com as fotos:

Flores brancas eu fiz, as amarelas são compradas. Fazendo a natureza surgir do lixo: uma proposta metafórica pela reciclagem? Atrás das flores estão aqueles pirulitos coloridos redondos!
O adesivo do Chumbo Feliz e os confeitos bastaram em si para decorar desses potes! Os doces foram espalhados pela mesa e também ajudaram a decorar.

As águas, com os rótulos, uma pequena palha amarrada e um botão colado.

A Marina e as guloseimas...
 A lembrancinha, bom, eu tentei imitar ao máximo a da outra festa. Escaneeei e reeimprimi os informativos, ensaquei a terra e a semente. Decorei o vasinho com adesivos (os do centro foram comprados prontos, da Regina), e dei um laço! A etiqueta também foi escaneada como estava na lembrancinha anterior.



As marmitas ajudam a decorar, são baratas, fáceis de fazer (um adesivo colado sobre a tampa) e ajudam a distribuir os doces!
Só sobraram 4 potes de papinha decorados com biscuit, que eu enchi de mini-mashmellows. As colheres de biscuit também foram da outra festa, e como eram apenas quinze, alternei com outro modelo.
Essa foi a colherinha que eu montei. Fácil e rápido: os laços são vendidos prontos e colados às colheres com cola quente!

Esses potes, eu trouxe da Bahia! Hoje estamos usando eles como porta-brinquedos pequenos, ficaram lindos na brinquedoteca! Atrás estão uns livrinhos de colorir, eram apenas dez que restaram da festa baiana, mas deram um toque lindo!

A geral da mesa!

O bolo ficou gostoso e lindo. Colocamos nos bringadeiros de colher um confeito em forma de trevinho que deu um toque todo especial...!

Marshmellows no espeto! Deliciosos e fáceis de montar! Colei as abelhinhas que comprei na ponta de cada saquinho. Esses são sacos um pouco maiores que os de geladinho/sacolé/dim-dim.

Essas sacolinhas eu fiz de véspera, e por isso não foram muitas. Mas foi uma pena, porque são fáceis e as crianças adoraram! Também é muito prático para enviar para crianças que não puderam ir à festa. São saquinhos comprados prontos, com um pouquinho de cada guloseima, um laço de fita e um adesivo. Ficaram uma graça e ajudaram a decorar!

Como vocês viram, eu fiz os rótulos invertidos... Ainda assim salvei, recortando e colando com cuidado um cobre o outro...
A mesa de colorir. A mesa é nossa, e o porta-lápis é uma antiga reciclagem que fiz para o Heitor! Seria um bom cachepô para a festa se eu tivesse tido tempo e garrafas pet para fazê-los! Usa-se base para craquelet na garrafa pet cortada, daí tinta verde musgo e marrom escuro. Espera secar só um pouco e passa a esponja, dando o efeito "casca de árvore". Daí colei folhas artificiais que tirei de um arranjo de casa. Quando eu falo, ninguém acredita que é MUITO fácil, mas é mesmo!

As crianças menores usaram a mesinha tanto para almoçar, como para pintar e brincar!

No final, cheguei a conclusão que menos é mais. Não é mais bonito, não é mais comentado, pois algo assim só pode ser feito com poucos convidados... Mas acho que o Heitor se divertiu mais dessa vez, se sentiu mais à vontade! O segredo foi só escolher BEM o horário segundo a rotina dele, escolher as coisas de que ele gosta (como desenhar e ir ao pula-pula), contrabalancear os brinquedos para que os menores possam ter diversão quando os maiores monopolizam algo... Poucos convidados (hoje acho isso ESSENCIAL, ao menos até certa idade, pois o Heitor ainda se assusta com muita gente desconhecida em torno...), e um ambiente que não é estranho à rotina dele (o Heitor faz natação, temos piscina, então esse é um ambiente que ele curte).
Claro que fazer eu mesma algumas coisas da festa foi uma opção, mas acredito mesmo que dá para qualquer um fazer, com menos ou mais simplicidade, uma boa parte das coisas da festa! A coisa toda ganha um outro gostinho bem especial, de "mamãe-que-fez"! E com isso também conseguimos economizar e dar um toque mais autêntico à decoração.
Para dar uma ideia, mesmo incluindo eventuais gastos que teríamos se tivéssemos que mandar fazer os itens que eu trouxe da Bahia, um orçamento rápido que fiz constatou que a festa da Bahia foi pelo menos cinco vezes mais cara do que a festa de Roraima! Claro, acrescento que TUDO aqui em Boa Vista é mais barato, desde o aluguel de cama elástica (150 lá, 80 aqui) até coisas maiores como buffet e aluguel do espaço... Ainda assim, acredito que podemos pesquisar mais, buscar empresas menores, mais caseiras, e contribuir com nossa criatividade para tudo ficar tão lindo quanto ficaria caso simplesmente deixássemos uma empresa grande cuidar de tudo.

Bom, esses são alguns flashes dele na festa:

Filtro solar em primeiro lugar!

Farra na piscina, no final da festa!

A cama elástica só para mim no fim da festa! Viva!



Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. As duas festas ficaram igualmente lindas!!!

    Eu é que não sei como serão as festas de Nina porque euzinha aqui não tenho muito saco pra essas coisas =S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb achava que não tinha saco, não fiz absolutamente nada qdo ele fez um ano. Hoje eu acho que dava pra ter feito, algo com poucas pessoas, bem singelo... Mas também não faz diferença, porque com 1 ano eles nem curtem tanto. Muitas vezes uma farrinha em casa é mais agradável para eles!
      Com dois anos eles já curtem, mas o Heitor ficou esquisito com barulho, com muitas lâmpadas, muita gente solicitando... Meu pequeno macuxi não é muito DADO! kkkk
      Bjs!

      Excluir
  2. UAU!
    adorei! ficou tudo lindo!!!
    Que capricho!!!
    Parabéns para você e para o Heitor!!

    beijão
    Lele – http://hsordili.blogspot.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Oieee,

    Adorei! Ficou tudo lindoooo!!
    E parabéns pro Heitor!!

    bjo!

    Loreta#amigacomenta;)
    @bagagemdemae
    www.bagagemdemae.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lena, eu AMEI a decoração que você fez! Onde conseguiu os bonecos que enfeitaram a mesa?
    A minha Nina adora de paixão o Peixonauta e nós pensamos em fazer a festinha de 2 anos com o tema... sua festa me deu várias ideias!
    Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigas, obrigada! A todas!
      Carol, esses bonecos de pelúcia são da LongJump, a minha mãe comprou e deu de presente para Heitor. Não achamos deles para alugar em nenhum buffet, mas se vc está em SP, pode encontrar!
      Por outro lado, se a Nina adora tanto eles, seriam bons presentes! rs O Heitor arrasta o Zico pela casa e dorme abraçado com a Pop. E eles falam umas frases...
      http://www.longjump.com.br/site/produtos.aspx?IDMarcaProduto=42&IDLinhaProduto=121
      No aniversário da Bahia, a organizadora mandou fazer os cartazes de mdf e alugou. De repente vc tb acha algum buffet que têm interesse em comprar depois as pelúcias de você, ou adotar o tema e fazer os cartazes... Enfim, a gente vai pensando!
      O Heitor ama tanto o Peixonauta que desde pequeno canta e dança o tema: mas ao invés de falar "a Pop diz qual é", ele canta: "a Pop, Shrek"... rsrs Adoro!
      Depois mostra pra gente a festinha da Nina! O contato da moça que fez a Pinhata da primeira festa é em SP: www.pinhataserika.com.br. Se quiser alguma ajuda, estou às ordens: é só mandar DM no twitter, @mhargolo. Bjs!

      Excluir
    2. Obrigada pelas dicas, Helena!!! O niver da Nina é só em agosto, de repente até lá eu vou comprando as pelúcias... uma por mês... rs. Vamos fazer algo simples, no salão do prédio mesmo, mas isso não impede de que seja algo organizado e fofo! No 1o. niver, minha sogra e minha cunhada mandaram os enfeites de NY, tudo da Cinderela. Ficou uma gracinha!! Mas agora ela já entende mais, quero fazer de algo que ela goste! Suas dicas foram ótimas, mesmo, vou guardar!!!
      Beijos e parabéns pelo site!!!

      Excluir
  5. Eu adorei a festa, ficou muito linda, de verdade!! E achei que vc foi super bem nos detalhes e na trabalheira, parabéns!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Babei! Ficou tudo muito lindo! Parabéns!

    Bjs

    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. Lindíssima a festa!
    Parabéns!
    Por coincidência vou fazer a festa de 2 anos do meu filho c o tema peixonauta e ele tb se chama Pedro!!!
    Vc fez um belo trabalho!
    Gabriela

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Adorei todos os detalhes. Quanto paciência e capricho. Mas o que mais me encantou foram as lixeirinhas para recicláveis. Onde comprou? Onde encontro?

    Se puder, me dê a dica.

    Beijos e parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Tá tudo muito fofo! Onde conseguiu as lixeirinhas para recicláveis?
    Babei.

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem ... tambem estou querendo fazer do peixonauta para meu filho ... vc tem os moldes ??? me ajude por favor

    ResponderExcluir