terça-feira, 15 de junho de 2010

Sutiãs de Amamentação e pré-parto

Mais um post de utilidade pública!
A escolha de um bom sutiã de amamentação foi uma das minhas maiores dificuldades. Acontece que o meu seio aumentou DOIS números! o primeiro, do início ao final da gestação; o segundo, do parto até hoje.
Ao final desse post, sei que pensarei que comprei sutiãs em excesso: na verdade, o problema é que demorei a me adaptar a um modelo... A minha busca por um sutiã confortável foi grande, e nenhum ficava realmente bom. Demorei até achar um que me deixasse verdadeiramente à vontade. Por isso, decidi colocá-los todos aqui, para que cada pessoa faça sua avaliação...
Acho que o maior problema da escolha do sutiã é a variação da forma do seio durante a amamentação: antes de amamentar eles ficam endurecidos; depois de amamentar, eles ficam mais flexíveis... Se o sutiã for grande,sobra pano quando vazios; se for pequeno, o seio pode ficar "escapando" pelas laterais enquanto você dorme de lado e eles enchem...
A escolha de "como abrir o sutiã" também é importante, bem como das alças. É importante combinar eles com as roupas que você vestirá depois do parto, também.
Eu, particularmente, comprei sutiãs de gestação, da Morisco. Comprei por pressão da vendedora, mas quase volto lá para BEIJÁ-LA, porque eu simplesmente AMEI! Usei dele nos últimos meses de gestação quase o tempo todo. Esse foi o modelo:


Também pode-se aproveitar o ensejo e comprar umas dessas calcinhas da Liz, MUUUITO boas no pré-parto e boas também para usar com a cinta depois do parto! Elas são fininhas, mas não correm na pele e não fazem calor!


Sou totalmente a favor de se comprar um único, que seja, sutiã pré-parto, principalmente quando já se tem seios de bom tamanho antes da gestação. É preciso, só, ver se eles têm um recorte frontal pra acomodar melhor o seio, ou uma "faixa" inferior pra sustentá-los, e almofadas nas alças, para descansar os ombros.
Eu usei os meus até depois do parto. Na verdade, errei quando comprei o meu primeiro sutiã de amamentação - ele nem constará aqui - que era feio, básico e antigo. Não tinha dessas tecnologias que fazem a pele respirar - acreditem, vocês precisarão disso! O leite materno FEDE muito depois de um tempo, e será necessário trocar o sutiã algumas vezes, caso estejam vazando. Por vezes desprende-se até um mal cheiro logo abaixo deles, e por isso o ideal é, inclusive, lavar os seios com bastante frequência. E, de preferência, trocar o sutiã.
Claro que tudo depende da quantidade de leite produzida, do tamanho dos seios e até do clima local. Mas pode acontecer.
Bom, no meu caso, acabei aposentando os de amamentação e usando os de gestação mesmo durante a amamentação inicial - e digo, é muito bom colocar o bebê no seio solto! A recomendação foi da Consultora de Amamentação do Grupo Calma, que me disse que amamentasse, inclusive, sem sutiã, sem blusa, e de preferência, deitada, para deixar o seio todinho para Heitor: e ele adorava!
Para sair, contudo, tive que investir em uns modelos...
O Grupo Calma me recomendou esse sutiã no pré-parto, segundo eles, para preparar o mamilo:

Já falei deles em outro post. Chamam-se Mammybem. EU não me adaptei... Talvez pelo meu seio ter ficado muito grande e ele ser um trambolho. Entre uma camada e outra vocês pode usar a concha de preparação. Funciona bem, o mamilo fica proeminente, e dá pra usar em casa o tempo todo, durante a amamentação. Defeito: tamanhos maiores precisam ser encomendados, e não ficam tão confortáveis. Mas uma amiga, que tem seios menores, amou. E concordo, nela ficaram ótimos.

Esse da Liz foi o segundo sutiã que comprei:


Eles são os mais bonitos, de longe. Têm abertura total, que considero melhor para a amamentação em casa, pois o bebê tem melhor contato com o seio; têm bom suporte, e almofadinhas nas alças. São de malha fria, que é uma delícia. Só tenho dificuldades com ele quando os seios estão cheios, pois, como dá pra notar pela foto, eles são mais decotados - o que é excelente com algumas roupas. Por conta disso, os meus seios ficaram "escapando" quando eu dormia de lado. Resultado: não os uso para dormir.
Acabei adotando os da Love Secret, pois são fofinhos e um dos modelos tem alça nadador, que ajuda com alguns vestidos:




Como o fecho deles é em cima, contudo, eu quis experimentar um outro modelo com fecho lateral, que coloca o bebê mais em contato com o seio. Na verdade o que me seduziu nesse modelo foram as alças de silicone, que quebram um galho com algumas roupas. Marca desses: Morisco.




DIFICULDADE (séria): Eu simplesmente NÃO CONSIGO colocar o ganchinho que prende o sutiã com uma mão só! O "aro" do meio é molinho, e simplesmenter não consigo "fisgá-lo". Ainda estou pensando em um jeito de modificar esse "aro". Ele também não é lá muito bonito...

Agora os meus atuais favoritos. Marca: My Lady.



Essas são os que mais gosto. Não são feios; malha fria bem gostosa; abertura total e fecho prático. Boa sustentação também. só faltou a almofadinha no ombro... Existem deles com bojo, mas por motivos óbvios de excesso de tamanho, nem cogitei comprá-los!

Por fim, recomendo essas calcinhas-cintas da Liz... São macias e dispensam aqueles colchetes chatos... Vale a pena comprar uma além da cinta recomendada pelo obstetra, ainda que apenas para descansar:




Sites onde comprei: www.walmart.com.br, www.americanas.com.br, www.lingerie.com.br.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário