sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Aniversário de 2 anos de Heitor: reflexões, teletransporte e fotinhas!

No dia 02, o meu bebê fez dois anos (sim, chamarei ele de "meu bebê" até que ele reclame...). Vovô e vovó fizeram para ele uma festa linda no interior da Bahia, onde moram.


Admito que tenho várias restrições às comemorações como elas têm sido feitas hoje... Tenho uma lembrança muito viva dos meus aniversários, e acho que os mais marcantes foram os mais baratos! Normalmente tinham o tema que me permitia fantasiar, me transportar para aquela realidade... Como a festinha na escola de Mulher-Maravilha, quando me vesti como ela; ou a festa de Xerife, aos 6 anos, com decoração herdada do meu primo e uma felicidade imensa de usar saia jeans, botas, camisa quadriculada, estrela e arma de espoleta (pois é, galera do politicamente correto, e eu hoje odeio armas, nunca matei ninguém, não fiquei violenta... Por outro lado, fico hipnotizada pelo Clint Eastwood e seu olhar profundo....).

Fiquei encantada com a festinha de Heitor, e sei que vocês ficarão também ao ver as fotos aí embaixo. Mas a diversão das crianças foi, basicamente, a farra nos brinquedos do buffet, e o "pega-pra-capar-meu-lôro", como se diz na Bahia, para catar os brindes da pinhata e todas as guloseimas e brindes das mesas de doces. Sei lá, achei tão esquisito... Devo estar ficando velha e rabugenta.

Nos meus anos dourados do aniversário infantil, bom era brincar de correr, de polícia e ladrão... Não tínhamos pula-pulas, tão comuns hoje, mas eles seriam uma farra naquele tempo também. Eu tinha um pouco de medo, mas todos meus amigos iam amar. Escorregador? Com certeza! Brinquedão? Claro! Mágicos e afins, tudo para entreter seria válido.

Mas uma lembrança firme daquele tempo é que eu não tinha tanto tempo para comer demais. Eu tomava refrigerantes, comia brigadeiros (amo, normalmente eram três por idas à bandeja). Mas não me lembro de arrebatar tantas guloseimas, de acumular troféus alimentares de baixo valor nutritivo... Fico me imaginando, no auge da minha infância, no aniversário de Heitor. Eu estaria dooooida para guardar e levar para casa todas as coisas lindas, incluindo as que iriam para o lixo (minha mãe disse que eu tinha o hábito de catar forminhas e itens da decoração para levar para casa nas festas alheias, e sinto que esse impulso ainda mora em mim, mesmo adulta!). Ia me desesperar junto com as outras crianças para arrebatar ao máximo os doces e levá-los para casa, quando comeria tudo beeem devagar. Acho que eu não conseguiria brincar sem antes garantir a minha parcela de tudo aquilo, estressada e excitada com a grande oferta e grande procura.

Aonde está a grande diferença entre as crianças de ontem (no caso, eu) e as de hoje? Para mim, não há. São crianças, e obedecem à oferta.

Claro que se tivéssemos colocado na mesa cenourinhas e suquinhos, eles teriam feito bico, frustrados. Eu teria, enquanto guria dos anos 80 teletransportada para uma festa em 2011. "Que festa chata, sem M&Ms!". Claro, eles são crianças acostumadas. Fiquei observando como já estão condicionados no movimento "comer-armazenar". Brincam extasiadamente, mas condicionadamente. As brincadeiras estão pré-determinadas pelos brinquedões, não há muita margem para criatividade. A comida é loucamente farta e à palma da mão.

Então, eu, a Xerife Mulher-Maravilha, inspirada pela @Elaina_Furlan (http://www.vidademae.net/), estou vivendo esse dilema sobre o que penso dos aniversários de hoje. Os aniversários em casa seriam melhores do que os de buffet? Como eu queria que meu pequeno pudesse me dizer o que pensa disso tudo! Ele, com seu olhar sorumbático, profundo, que tudo vê... Quando ele fizer seus 3 anos eu conto a vocês o que ele me contou...!

Mas, enquanto isso, nós, os adultos, podemos nos deliciar vendo tantas coisas lindas. Essas foram as fotos que eu mesma tirei - quando o fotógrafo me entregar as dele, posto algo que eu tenha deixado escapar.

Estava tudo muito lindo e de bom gosto, inventado pela vovó, personalisado com carinho pela Pamela, e muitos outros excelentes artesãos! Não são só as mamães, as vovós também inventam é coisa!

Esse foi o centro de mesa. Foi o item preferido de Heitor em toda a festa. Ele subia nas mesas dos convidados e arrancava os palitinhos (foto abaixo).

Essa foi uma das minhas poucas colaborações para o aniversário: a pinhata em forma de POP, feita pela Erika! Foi muito divertido estourá-la e fiquei feliz com a confusão de crianças embaixo... :D

Entrada da festa

Um, dois, três, Agente Rosa, escondida atrás da árvore!

O bolo!! Amei! Acreditam que uma convidada carregou um dos Peixonautas de biscuit do bolo? E era do buffet! Coisa mais feia...

Geral do bolo

Zico vigia as jujubas! Esses bonecos são da Long Jump, falam frases e Heitor amou!

Close nas jujubas!

Brigadeiros e mais jujubas

Essa colher me fez sofrer muito! Deu tanta vontade de catar todas de volta! :D

Marina (Mainha, como chama Heitor) e os docinhos

Água mineral e M&Ms

Guloseimas e Lápis. Quase tive que disputar um lápis desses para o Heitor...

Lápis muito fofos!

Jujubas

Pirulitos

Cupcakes!! Achei lindos e deliciosos!

Heitor também gostou!

Bisnagas de brigadeiro

Chicletes

Mais M&Ms!

M&Ms no tubinho

Lembrancinhas

Detalhe da Lembrancinha: Kit Vamos Plantar, com bulbos de trevos de quatro folhas, terra, balde e instruções. A ideia foi minha, concebidos pela minha mãe. 

Doce de que mais gostei!


Jujubas!!

Pirulitos de chocolate

Doces "peixauta" (como chama o Heitor)


Geral


Vovô Jardim, pensando na conta para pagar! :D

Heitor visita as mesas e cata os espetos!

Achei essa blusa e casei com a mensagem dela! "Pense Verde e Proteja a Natureza": o "Peixauta" ia adorar!

A fazendinha de espetos retirados do centro de mesa do Heitor!



O espaço tinha arvorismo, muito legal!

Tirolesa para os mais velhos...

perere caixa de fosforos
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. A sua frase que diz que as crianças obedecem à oferta é ótima.
    E ficou tudo lindo na festinha do Peixonauta!!!
    Parabéns!


    Beijos,
    Ana Carolina
    http://anacarolinaqui.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  2. Lindoooo!! Amei o tema, as idéias, muito legal!! Vou até sugerir para uma amiga minha que anda precisando de dicas para um aniversário unissex! Parabéns!

    Quanto às suas idéias de aniversário de antigamente, dá pra mesclar. Eu ainda não fiz nenhuma festa em buffet, embora não dê pra negar a praticidade da coisa. Que tal fazer uma festa ao ar livre, num parque? Com bolhinhas de sabão e brincadeiras como da nossa infância? Eu ia fazer a da Alice assim, mas choveu horrores e transferimos pra um salão (salva pelas amigas).

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    eu sou a amiga que a Thaty comentou!
    AMEI o tema e a decoração!
    Já fiz 4 festas em buffet (os 3 anos da Isa e 1 do Otavio) e, confesso, cansei!
    É pratico mas é robotizado/temporizado...
    estou procurando espaços low-tech... se encontrar volto aqui pra te mostrar!
    Em 2012 vou fazer festas na escola (cada um na sua data) e uma para os 2 para os amigos/familiares.
    Adorei o seu blog e o post perfeito!
    beijao
    Lele
    #amigacomenta
    http://hsordili.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tudo lindo!
    Adorei, que capricho!
    Gostei das cores, da animação, tudo.
    Parabéns!

    Beijos,
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lena!
    Adorei a festa de 2 anos!
    Quero saber como serão as seguintes...
    Beijos saudosos,
    RPF

    ResponderExcluir