quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Viagem de avião com bebê - dos 18 aos 21 meses

A intenção desse post é apenas complementar os anteriores, tratando das nossas tantas viagens... Essa fase em que o Heitor está é totalmente nova. Cada dia fica mais difícil viajar de avião com o Heitor na condição de "colo", apesar do consolo por ainda não pagarmos a passagem dele...
Aos 22 meses incompletos, Heitor é um colo que não cabe mais no colo. Como a altura dele é mediana para a idade, deduzo que as companhias aéreas diminuíram o tamanho e espaço disponível na poltrona do avião, mas não diminuíram a idade-limite para a criança viajar no colo. Resultado: os pés ou a cabeça do Heitor invadem a poltrona do lado, ou atrapalham o carrinho de bebidas no corredor.
Outro problema é lidar no colo com o sono inquieto dessa idade: enquanto ele dorme pesadão, até que é fácil para administrar; quando o show de "sonâmbulo-contorcionismo" se inicia, o braço da mãe não dá conta de sossegar o "colo" no colo. E chuta o Heitor o passageiro do lado!
Como viajamos, normalmente, entre 7 e 10 horas com conexão (ões), o nosso segredo é REBOLAR! E fazemos isso, normalmente, seguindo esse pequeno roteiro:

Reboladinha 1: O melhor voo não é o mais barato; não é o daquela companhia aérea; o melhor voo é aquele cujo tempo total é mais curto, com menos conexões, e o mais importante: aquele durante o qual o seu filho vai certamente dormir. Ainda que você não o faça.

Reboladinha 2: ao sentar, tentamos ser simpáticos com o passageiro do seu lado. Pedimos, de antemão, que a pessoa avise se a criança incomodar, explicando nesse momento que, apesar dele ser grandão para isso, ainda insistem que ele deve viajar no colo... Ainda que saibamos que as crianças têm o direito de frequentar o mundo - salvo aqueles recantos prejudiciais ao seu desenvolvimento, claro - tanto quanto qualquer adulto rabugento, precisamos lembrar da nossa própria decepção, antes de termos filhos, quando o sono era grande e sentava um guri cantador cheio de energia do nosso lado. Compreensão mútua é um bom caminho para a PAZ, e mães descabeladas podem dar o primeiro passo, sim, porque não? Eu dou. Peço desculpas, evito incomodar tanto o quanto for possível na minha suada situação. Rebolando.

Reboladinha 3.1: Essa coreografia em especial deve começar a ser executada três dias antes do voo. Fazemos DE TUDO para marcar um bom assento na janela. É a nossa moeda de troca. Se for preciso e não for muito complicado, passo no aeroporto e marco os assentos dias antes. As pessoas com "colo" não fazem check-in online, mas o resto do mundo faz (o porquê disso eu não sei), dai a minha pressa em garantir os assentos!
Nem sempre adianta chegar cedo no aeroporto no dia do embarque, porque muitos voos vêm de outros lugares. Mofo no telefone com a companhia aérea, vou até o aeroporto, mas garanto o meu assento.
Como já falei em posts anteriores, caso sejam dois os adultos viajando, uma boa sacada é marcar janela e corredor da mesma fileira: grande risco do assento do meio ficar vazio e dupla moeda de troca!

Reboladinha 3.2: Esse passo em especial é dançado na porta da aeronave, durante o embarque de passageiros. Chego no comissário de bordo (dando, também nesse momento, a "Reboladinha 1") e peço para trocar o meu assento nota 10 com qualquer assento que tenha uma poltrona vaga do lado. Nessa hora eu sempre digo: "pode ser até do lado do banheiro" para passar BEM a noção da minha disposição para a troca! Ele normalmente pede que eu sente e aguarde. 97% das vezes a troca é bem sucedida... :D

Reboladinha 3: Estando de posse do desejado assento para meu filho "quase-dois", é importante estar portando um travesseiro. É chato de carregar, e já tentei minimizar carregando-o em vacum-bag, sacolão, mas não fica menos chato, para quem já carrega "bolsa de fraldas e trecos/carrinho/bolsa de mãe", mas eu não dispenso. Levo a almofada de amamentacão, que, nos momentos de desespero, passeia pelos aeroportos pendurada no meu pescoço!
Essas fotos ilustram momentos áureos na nossa querida ferradura no ultimo voo "São Paulo-Brasilia/Brasilia-Boa Vista":




Fazendo as vezes de poltroninha para a deliciosa sessão de duas horas de
leitura sossegada da mamãe
cineminha do bebê!



Hora da soneca na conquistada poltrona extra!

Reboladinha 4: Essa dança é velha: como normalmente os "quase-dois" não conseguem curtir uma só brincadeira por mais de 20 minutos, divido o tempo de voo pelos brinquedos que levo. Nós sempre escolhemos 3 DVDs prediletos e o aparelho portátil (o nosso tem 5 hrs de bateria e entrada USB por motivos óbvios); dois brinquedos silenciosos e um barulhento com volume e tecla OFF, ambos não-arremessáveis.




Amigo, estamos aqui!

Além disso, lanches secos (biscoitos de maisena e bolachas Maria) e dois leitinhos Ades com fruta (leite normal tem digestão mais difícil com ele) oferecidos antes do comissário oferecer as batatas chips garantem um estômago cheio na hora da guloseima!
Como ele usa chupeta, levo duas ou três; quando usava mamadeira, levava a prevista e uma medida de leite extra. Na época da papinha, a mesma coisa. Não me constranjo de abarrotar a mala de fraldas, principalmente em voos longos ou com conexão. Imprevistos e apagões aéreos acontecem. Eu já partilhei muita papinha com mães em emergências, mas também já soube de mães apavoradas e crianças famintas por atrasos em voos. Aeroportos não têm papinhas à venda (não é um absurdo?) e os vouchers de refeição fornecido pelas companhias aéreas só costumam comprar pizzas ou sanduíches... Meu "quase-dois" come de tudo (normalmente vamos de pão de queijo com suco de laranja), mas se não for seu caso, dance ao som das nossas companhias aéreas e seja precavida!

Rebolando, então, eu e meu "quase-dois", aguardaremos o nosso próximo voo "colo" - o décimo nono dele, mas o último antes do segundo aniversário! Nossos bolsos chorarão, mas meus pobres braços soltarão rojões!


- Posted using BlogPress from my iPhone
Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Hahahaha.... Adorei!! Otimo post!!

    Fiz 3 voos internacionais já com minha filha, sendo o último de 28 horas, entre escalas e conexöes!! Aff!! Adorei mesmo, e ja anotei as dicas :)...

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, 28 horas??? Eu teria que HIPNOTIZAR o Heitor!! Kkk Haja Galinha Pintadinha... :D Bjs, obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Show de bola, Lena, amei o post! Beijocas!

    ResponderExcluir