quarta-feira, 16 de março de 2011

Mamãe precisa de cuidados - não comer, engorda!

Definitivamente, hoje a pessoa que mais precisa de cuidados sou eu.
Depois que a maternidade estabiliza - seu filho não precisa mais do seu seio para mamar, você e seu marido já se harmonizam com as funções diárias na rotina do bebê, e tudo já parece "normal" - é hora de ver "o que pode ser feito como antes, e o que não pode...
Desde que Heitor nasceu, deixei de fazer coisas "cotidianas", como ir ao salão, fazer exercícios, passar uma hora me arrumando, hidratar os cabelos, tonificar a pele... Deixei de fazer mil coisas que sempre fiz para mim, unicamente porque não tinha tempo. Mas a mais fantástica delas é que muitas vezes deixo de comer.
Demorei de perceber isso. Meses atrás me matriculei em aulas do Body Systems. Passei um mês fazendo RPM, Jump e Combat, cinco vezes na semana, controlando a alimentação (sem exageros, pois ainda amamentava e o exercício era pesado) e no final do mês... Não perdi uma única grama! Como poderia ser possível?
Desde lá, passei por correrias e mudanças no trabalho, o Heitor ficou doente por duas vezes, e acabei desistindo.
Agora, quando as coisas estão estáveis de novo, decidi retomar a corrida. Por enquanto, pequenas "corridinhas" para elevar os batimentos cardíacos, e longas caminhadas na zona de perda de peso (tudo isso controlado pelo fantástico Polar que meu maridinho me deu de Natal! Adorei!).
Adivinhem: nem uma grama na primeira semana... Revisando o cardápio para tirar "pizzas e sanduíches", descobri o "pulo do gato": simplesmente não sobra muito para matar a fome se eu deixar de comer esses alimentos! Ahn?
Ora, se eu comia tão pouco - ainda que ingerisse coisas gordurosas e calóricas - e malhava pesado, porque eu não emagrecia?
A resposta foi dada pelo endocrinologista: não comer engorda. Isso mesmo! BEEEEGE!
A mmaãe aqui, quando "acorda-faz-mamadeira-veste-criança-deixa-na-escola-corre-pro-trabalho", e não para para comer durante a manhã toda, quando almoça correndo com o filho no colo (ou na barra da saia, pedindo colo para dormir), quando sai para rua para resolve coisas e não lancha, voa para buscar beb~e na escolinha, dar banho, fazer lanche, papinha, lavar o bumbum assado, higienizar mamadeiras e chupetas, arrumar a mala da escolinha do dia seguinte, recolher briquedos e só então ir jantar... Engorda! É mole?? Mamãe não merece isso!
Claro que corri para o google e achei o texto abaixo. Decidi postar porque, mesmo tendo ouvido essa frase do título várias vezes, nunca botei fé. Passei a adolescência efetuando eventuais jejuns e emagrecendo. E sempre que não comia, emagrecia...
E só para constar: hoje pela manhã já comi uma fruta e um yogurte. Mamãe está se esforçando! :D

"Porque não comer engorda?

Quando o corpo detecta um período de privação de comidam ele aumenta os níveis de gordura no corpo através da diminuição do metabolismo.

Em outras palavras, o corpo tenta aproveitar ao máximo as calorias através da diminuição da velocidade com que você usa energia. Você irá notar uma sensação de cansaço, com vontade de descansar ou até dormir. (Eu sinto isso!!)

As calorias economizadas devido à diminuição do metabolismo são rapidamente estocadas como gordura para assegurar que você tenha uma quantidade suficiente de energia (calorias) para combater uma possível falta de alimentos por longo tempo.

Parece absurdo mas realmente seu corpo irá começar a se preparar para enfrentar uma situação extrema, como se você estivesse em um barco perdido no meio do oceano e não fosse comer nas próximas semanas. Seu corpo não sabe quando será sua próxima refeição.

Para piorar as coisas, o corpo quer estocar o máximo de gordura possível, e para isso ele irá acabar quebrando o tecido muscular e estocar as proteínas resultantes em forma de gordura. Não apenas seu metabolismo irá cair e seu percentual de gordura aumentar, mas também sua massa muscular irá diminuir como resultado do período de privação.

Existem 2 maneiras distintas de você entrar no estado de privação:

· Reduzindo calorias muito abaixo da sua necessidade diária.

· Comendo refeições não freqüentemente (incluindo a dieta mais comum dos brasileiros de 3 refeições ao dia)

O corpo entra em um estado de privação cerca de 3 a 4 horas depois de sua última refeição. Ele questiona porque não há comida presente para digerir e começa o processo de preparação para a fome, o que inclui diminuição do metabolismo (causando a perda de energia física), aumentando o armazenamento de gordura, e convertendo tecido muscular em gordura.

Seu corpo também pode iniciar o processo de privação se as calorias que tiver consumido no dia estiverem muito abaixo da quantidade necessária para manter as atividades diárias - esta é a causa das dietas muito baixas em caloria falharem. O corpo percebe uma emergência devido a uma ingestão de calorias muito baixa e inicia o processo de privação.

Você não irá perder gordura corporal se entrar em estado de privação. Por isso não comer é contra-produtivo para o processo de queima de gordura. Deixando de comer, em vez de emagrecer, você irá acabar ganhando gordura.

Não se deixe mais enganar por conselhos ignorantes baseados em mitos ou "bom senso". O famoso "fechar a boca" não é apenas contraprodutivo para perda de gordura como também um inimigo da saúde".




Fonte: www.PercaGordura.com.br
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário