sexta-feira, 30 de abril de 2010

Carta a Heitorzinho - nº. 2

Filho, escrevendo um e-mail à tia Ilana sugerindo móveis para seu amiguinho, descobri que você me transformou em uma "mãe profissional". Bebê, eu REALMENTE AMO a minha profissão, e nunca pensei que outra coisa pudesse me seduzir dessa forma. Buscar o nosso bem-estar nessa relação "mãe-pai-filho" tem se tornado uma quase obsessão: desde fraldas mais fáceis de fechar (mamãe e papai agradecem), colchõezinhos confortáveis, brinquedos e acessórios que façam de você uma criança MAIS E MAIS feliz. Não consigo parar, não desacelero. Negligência ZERO. E de repente me dou conta que isso é impossível. Por mais que eu me esforce, sempre acho algo para ralhar comigo mesma...
Um exemplo: Bebê, eu não consigo ficar com você muito tempo no colo! Não que pegar você no colo não seja a coisa mais gostosa do mundo... Você é leve e fofo, faz carinho no meu rosto, ri tanto... É delicioso lhe carregar no colo! Não sei bem porquê... A minha coluna dói muito desde o parto, mas nem sempre é ela gritando. Me questiono se tenho medo de lhe deixar "viciado em mim", ou de viciar em você...
Filho, estranhamente, não tenho sentimentos egoístas sobre você. Adoro dividir você com o mundo. Não consigo te deixar longe de mim por muito tempo, mas adoro ver você distribuindo simpatias e sorrisos!
Heitor, tem um aspecto de minha personalidade que a sua chegada transformou: aprendi a aceitar que nada é 100% perfeito, nem nunca vai ser, por maior que seja o meu esforço para torná-las assim. Continuo buscando não negligenciar jamais, porém, não sofro mais ao constatar defeitos... Aprendi a sorrir da eterna imperfeição do plano posto em prática, e da perfeição do acaso!
Ser mãe de Heitor tornou Helena mais humana do que nunca.
Me sinto presenteada por todos os Deuses ao sentir o seu toque macio de bebê em meu rosto enquanto mama, me sinto forte para matar mil feras e amável para cuidar de mil feridos. Me orgulho de ter misturado minha essência a de Fernando e de então ter gerado uma criatura tão maravilhosamente única, cuja alegria e amorosidade flecha a todos de Roraima à Bahia, na ida e na volta, plantando saudade e mais saudade. É impossível derramar lágrimas enquanto meu bebê ri, e não consigo mais ficar triste se ele está triste, precisando do meu sorriso para se sentir melhor... E foi assim, meu bebê, que você tornou a minha vida NECESSARIAMENTE 100% feliz!
Antes de ser mãe de Heitor, Helena achava que uma boa mãe devia ter estabilidade financeira, estrutural e emocional, para dar segurança a seu filho, para poder estar presente e dar condições para ele crescer sem problemas. Depois de Heitor, Helena descobriu que estabilidade vem de dentro. Mamãe descobriu, Heitor, que de nada adianta ter estabilidade financeira, se o ganha-pão não deixa mamãe e papai estarem com bebê; de nada adianta a melhor estrutura à disposição, se mamãe e papai não ensinam bebê a se organizar com os elementos disponíveis em qualquer situação adversa e daí, improvisar; e de nada adianta a estabilidade emocional se mamãe e papai não ensinarem bebê a se estabilizar emocionalmente quando a vida (e ela sempre faz isso!) forma seu inevitável tornado-surpresa e tira tudo do lugar.
Mamãe, Heitor, descobriu que a vida mostra todos os caminhos, quando nos agarramos com força à única árvore que sempre ficará em pé, fincada e estável, mesmo quando todo o mundo se movimentar no turbilhão do acaso: a árvore do AMOR VERDADEIRO, sincero e livre, a única certeza que não podemos abandonar jamais. Quando sentir, Heitor, que "não está mais no Kansas", lembre-se que você foi gerado e sempre cercado de muito amor. Nada mais no mundo é tão seguro.
E nem se preocupe, Bebê, de agarrar nela com muita força: caso você se solte desta árvore, Bebê, a mamãe estará logo atrás, segurando bem forte a sua cintura e lhe conduzindo de volta ao tronco!
Mamãe ainda continua...
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Adorei o post!!!! Heitor está sendo muito bem conduzido e vai estar preparado para tudo que a vida lhe oferecer, esse amor que vc fala e vai se transformando vai ser cada dia maior. Deus abençoe vcs .
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe vocês, Lena! Que amor lindo e forte. Ta me fazendo ansiar ainda mais pela minha princesinha!

    ResponderExcluir