quarta-feira, 31 de março de 2010

Da série: Pequenas coisas interessantes e possivelmente (in)úteis - PARTE I

Quando a gente é mãe um mundo de consumo se abre... Fica tão difícil saber o que é útil e o que não é!!
Eu e Ina, minha amiga também grávida, tínhamos chegado a conclusão da inutilidade do aquecedor de mamadeiras - pois o ideal seria educar nossos filhos a comer em qualquer temperatura...
Recentemente tive que complementar a amamentação de Heitor, e foi só então que descobri que só pensei no aquecedor para AQUECER a água, nunca pensei na sua utilidade para RESFRIAR! É isso mesmo: as fórmulas em pó pedem que a água seja fervida, e algumas (a que usei, Aptamil) pedem ainda que a água esteja a 40ºC pra diluir o pó e seja servida a 37ºC, nunca mais QUENTE - sob risco de fazer mal ao bebê...
PROBLEMA: a gente ferve a água, coloca na garrafa e aguarda a hora da mamada... Provavelmente ela não estará na temperatura ideal para diluir o pó, e se estiver, não ficará na temperatura de servir, a menos que se espere... Outro problema: depois de pronta, a mamadeira deve ser servida imediatamente.
Enfim, antes de ter certeza sobre o que era preciosismo do leite em pó e o que era essencial, decidi comprar o aquecedor - até porque a mamadeira era servida às 03 h da manhã... Comprei esse:

Não sei se é o melhor... Mas gostei muito de ter comprado! Ele tem três temperaturas, 40ºC, para mamadeira, 70ºC, para cozinhar papinhas e para descongelar leite e 100ºC, para esterilizar - com o potinho, é possível ferver chupetas; com água dentro da mamadeira fervendo por 5 min, ela fica estéril.
Amei, porque estava com medo de ter que levar o esterilizador elétrico, que ganhei de presente e uso ao lado do que comprei, de microondas, em viagens, já que ele é BEM grande.
O aquecedor é pequeno, booom de levar na mala. O único defeito é não ser bivolt.
Para fazer as mamadas, colocava a água fervida na mamadeira, selecionava 40ºC e ia dormir... O aparelho desliga ao chegar a temperatura e liga novamente quando ela abaixa, mantendo-a a 40ºC.
Serve bem também para descongelar leite, embora eu prefira demorar mais com o leite embaixo da torneira, para evitar perder proteínas... Mas na pressa, ajuda a beça.
Hoje não dou mais leite artificial, mas uso ele nas ocasiões em que bombeio leite.

Outro item que encontrei - cuja dúvida sobre a utilidade ainda persiste - é o chamado avental de amamentação, que conheci no site da Baby Moment.
Admito que, em muitos momentos, tive o Heitor URRANDO de fome em meu colo, fora de casa, quando por algum evento o compromisso demorou mais que o planejado... Eu, particularmente, ainda não me sinto totalmente a vontade para pôr o peito para fora em público (embora admita que depois do terceiro mês a vergonha vai passando...). Também acho desagradável usar manta e fraldinha, que costuma escorregar, quando o bebê não as puxa! Certa feita usei, com êxito, o SLING para amamentar! Coloquei o Heitor nele (chiou um pouco), dei uma volta pela sala para ele acomodar, sentei e o virei em direção ao peito! Ótimo! Mas não deixaria de apoiar quem decida comprar algo assim. É um produto bem interessante. Convém só lembrar que é mais uma coisa para levar quando sair... E olha: a bagagem já é grande!

O SLING é uma incógnita: apesar da utilidade acima indicada, eu achei meio complicado usá-lo nos dois primeiros meses do Heitor em Salvador (que RIMAVA com CALOR!). Você já está pingando, e então coloca um pano sobre o peito... O bebê sente a sua agonia e chora... Melhor usar carrinho e bebê-conforto nessas situações, SALVO se for pegar um ônibus ou caminhar com o bebê... Nesses casos as mãos livres são de uma utilidade ímpar!
Dos três meses até hoje, aos quatro, quando ainda não senta, mas já GRITA, igualmente não é fácil, pois o Heitor se mexe demais, fica muito incomodado de ficar retido ali, enfim, não assume sua baianidade, não veste a alma do Norte onde reside: não fica deitadinho naquela redinha NEM A PAU, JUVENAL! Estou ansiosamente esperando ele começar a sentar, para usar a posição de frente, e por enquanto uso meu canguru quando os braços cansam... Esse esquenta, incomoda, mas ele reclama menos...

De repente, um sling sem bolso lateral pode ser mais fresco, e há lojas que vendem slings para banho, que parecem interessantes. Se alguém tiver uma experiência diferente, comente! Eu tou nessa, doida pra colocar Heitor sentado no sling, de preferência, sem CALOR!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário