Daí usei a dica de uma amiga, a Michelle. Liguei o secador de cabelos, apontado para o ar, próximo ao berço. Imediatamente, o Heitor ficou em silêncio, calminho, escutando o barulhinho!
Segundo a Michelle, o barulhinho do secador se assemelha muito ao som que os bebês escutam no útero materno.
Fiquei tão intrigada, que fui pro google. Na verdade, o principal som que os bebês ouvem no útero é o som do sangue "caminhando" na corrente sanguínea (parecido com o som do secador) e as batidas do nosso coração.
Nessa pesquisa, encontrei ainda esse CD, da coleção "Happy Baby", próprio para recém-nascidos:
![]() |
"Música para dar boas-vindas aos primeiros momentos do bebê. Estudos conduzidos pelo Dr. Fred J. Schwartz M.D (Hospital de Piedmont Atlanta, Georgia EUA), mostram que bebês são capazes de ouvir ainda dentro do útero, os sons ao seu redor. Neste CD, lindas canções de ninar foram mescladas às características sonoras do útero materno e incorporadas a seu ritmo e pulsação. O resultado é um som delicado e original que acalma os recém-nascidos e os ajuda a ter um sono sereno e tranqüilo". |
Também existem vídeos com o som do útero no You Tube, e um outros CDs parecidos, como um com sons que acalmam, como chuva no telhado.
O Happy Baby eu vi na FNAC e nas Americanas. Também está disponível no Sonora.
Nas pesquisas, achei também outros dados relativos às formas de acalmar o bebê reproduzindo o ambiente uterino. Segundo o Dr. Harvey Karp, o bebê no útero fica apertado, em posição fetal, todo recoberto pela parede do útero, aquecido e "embalado" pelos nossos movimentos. Ele diz, contudo, que o ele ouve o “shhhh shhhh” que o bebê escuta refere-se ao som do coração e dos intestinos da mãe. O som deve ser feito relativamente próximo ao ouvidinho do bebê, de modo que ele o escute mais do que ao próprio choro.
Assim, na falta do CD, do secador e até do "you tube", vale a fórmula da vovó: acalente o bebê no seu colo, bem fechadinho, em posição fetal (pode usar também um "charutinho" com a manta, aprenda como fazer aqui); embalar ele bem de leve, fazendo som de "shhhhshhhh" (segundo a Encantadora de Bebês, esse som deve ser contínuo, e não "quebrado" (shh-shh-shh-shh-shh). Leves tapinhas no bumbum também ajudam (são as batidas do seu coração...).
Escrever esse post me deu uma saudade do meu bebê embrulhadinho em seu casulinho...
Com dois meses, comportado e agasalhado... |
Com dez. Sem comentários! |