segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Ansiedade de Separação - Outro momento

Esse grude é uma coisa enjoaaada...



Imobiliza, tanto no sentido "emocional" como "físico", mesmo!



Isso sem falar que essa mania de ficar agarrado nas nossas pernas provoca acidentes! Observem o cabelo encharcado do iogurte da mamãe...



... mas quem resiste a esse bico fofo...?

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Alimentador Munchkin: ajuda ou atrapalha a comer mais frutas?

A pediatra de Heitor, na Bahia, recomendou esse Alimentador, disse que seria bom para que ele pudesse comer a fruta sem que fosse preciso amassá-la...
Desde então a gente usa ele esporadicamente. A fruta fica dentro desse saco, e o bebê pode segurar pela haste (o Heitor "Do Contra", segura pelo saco e morde a haste!). Com isso, ele "amassa" a fruta com a gengiva/dentes, e "suga" a papinha, sem engolir pedaços muito grandes ou o "bagaço" da fruta!



Ele é bem legal, é quase um "mordedor frutal"! Mas me fez me questionar se seria realmente um estímulo a comer frutas.
Todo nutricionista diz ser importante à alimentação o "visual" da comida. No futuro, quando não estiver mais comendo só "papinha" da fruta, mas a fruta inteira (ou cortadinha...), não seria importante que o Heitor já associasse a aparência da fruta com a papinha que sempre comeu?

Com isso tive a idéia de sempre dar a fruta a ele antes de colocá-la no saco do alimentador. Eu dou, mostro, ele tenta colocá-la na boca, ela escorrega.. Daí eu coloco ela no saquinho, na frente dele, e entrego de volta.

Pode ser uma bobagem minha, e eu até acho que é excesso de preocupação... Afinal, ele não come a papinha amassada sem ver a fruta? Mas o que abunda, não prejudica, e não custa dar uma olhadinha na frutinha colorida, além do saco furadinho...

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Vovóóóó!!!


Acabei de ler sobre a blogagem coletiva que celebra as vovós no Blog do Miguel...
Não estava ainda na rede, mas agora entrei e comecei a blogar os vovós!
Conheci três avós e uma bisavó. É um previlégio que poucas pessoas da minha geração tiveram... A minha bisavó paterna viveu até os 103 anos, e tinha uma personalidade tão forte que, mesmo tendo tão pouca idade à época, me lembro perfeitamente de coisas que ela me disse, de orações que me ensinou e até de rabugentices... :D

A mãe do meu pai, Vovó Ziza, hoje tem 101 anos. Ela é REALMENTE uma matriarca na minha família, no estilo que hoje não se vê mais... Infelizmente as pessoas não têm processado em suas vidas e famílias o valor da EXPERIÊNCIA, ainda que acompanhada da fragilidade do corpo... A minha avó tem muita personalidade, como a minha bisavó tinha. Ela, mesmo aos 101 anos, acompanha toda a vida de sua prole e prole da prole, e assim sucessivamente... Lembra pontualmente os nomes e datas de aniversários, assim como todos os mínimos detalhes de cada um... E olha que foram 14 gestações! Não consigo falar da minha avó sem vir na minha mente uma idéia de "triângulo familiar" onde ela é, ao mesmo tempo, o topo e a base. A sustentação e o ápice. Ela simplesmente é APAIXONADA pelo Heitor, e ele por ela! Quando ela ficou bem doente, da última vez, fiz questão de levá-lo para vê-la, de "calças jeans", pois ela adora vê-lo com essas "roupas de homem". Ele fazia uma folia imensa, e ela, mesmo gripada, teve que segurá-lo. Doença de vó não pega em neto, podem anotar!

A minha outra avó é Nalva. Ela é também minha madrinha e ajudou a me criar. Morei com ela desde os 11 anos, até os 17, daí passei a voltar e ir, ciclicamente... Mesmo morando tão longe, não consigo não chamar a casa deles de "minha casa". "Casa de D. Nalva" sempre foi sinônimo de liberdade, de muitos primos correndo e aprontando! Quando quero dar uma bronca nela, porque não toma os remédios ou não vai ao médico, chamo-a de "D. Nalva", e acho isso muito divertido... A minha avó tem uma história bonita de cuidado com o próximo, e até hoje ajuda a todos sem distinção, desde a pessoa desabrigada que pede um prato de comida, até a pessoa de posses que precisa de ajuda, seja com bebês ou defuntos... :D É a mulher dos vinte mil afilhados! E diz todo o tempo que eu "não mereço um filho tão bom"...

Ah, e minha Vovó Nalva é sobrinha da minha Vovó Ziza! Esse é um detalhe muito engraçado...

O meu Vô Inácio sempre foi muito fechado, não conversava muito com a gente. Sempre foi muuuuito econômico e um exemplo de trabalho e esforço. Ele tinha uma loja de sapatos, onde eu ia "fingir que vendia sapatos" e chupar picolés. O tempo foi passando, e hoje meu avô é um tagarela. Ele conta a todos sobre a história da sua vida - infelizmente, para contar tudo o que descobrimos dele, eu precisaria de outro blog e um mês. O pai dele perdeu tudo com a crise do café, e ele lutou muito para construir seu patrimônio desde então e ajudar a criar seus irmãos menores. Ele achava que Heitor não gostava dele porque sempre chorava no seu colo. Da última vez (com bastante cosquinha) o Heitor não chorou! Agora ele acha que o Heitor gosta muito dele...

Eu espero que o Heitor adore e admire os vovós dele como eu admiro os meus. O destino não deixou que ele conhecesse os vovós paternos, nem a bisa Ilse, que ajudou a criar o papai Fernando com tanto carinho, mas se foi quando o Heitor ainda estava na barriga (ela o viu no 4D!). Ainda assim, procuramos manter suas imagens e idéia presentes em nossa casa, para que ele SINTA a sua presença, que tenha orgulho de suas origens e dos seus acendentes, pois ele é o resultado final de uma linda história de amor, carinho e cuidado, por todos os lados.

Precisamos ter orgulho e respeito pelos nossos avós, e saber que respeito e orgulho não significa colocá-los em um pedestal inatingível e distante! Devemos, ao contrário, ser netos com muito orgulho, pedir colo e conselho, ouvir suas histórias e cuidar deles (até dar uma bronquinha de vez em quando) para que possamos curtí-los pelo máximo de tempo possível!

Beijo de Lena, Fernando e Heitor aos nossos vovós e bisos, espalhados pelos cantos do universo!


Heitor e sua Vovó Jane.


Heitor e seu Vovô Geraldo.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ansiedade de Separação!!

Heitor agora pode ser chamado de "Sr. Ansioso". É só a mamãe ir na cozinha, que lá vem a cara de dengo, com um resmungado "ahaaaanahanahanahanaaaaahn"... Tenho experimentado conversar com ele do outro cômodo, como sugere a Encantadora. Ajuda. Me sinto uma LOUCA, gritando pela casa, falando aos berros do banheiro, da cozinha, do closet, mas que ajuda, ajuda...
Estava "googlando" o tema, e encontrei a seguinte explicação:

"Há algo que faz parte da estreita ligação entre mãe e filho: a chamada 'ansiedade da separação'. A ansiedade da separação é uma reação que se verifica a partir dos 6/8 meses de idade e atinge o seu auge por volta dos 18 meses. Em regra, desvanece-se perto dos três anos. Pode, porém, voltar a surgir mais tarde, na altura de ir para a escola.
A ansiedade da separação consiste, tal como o próprio nome indica, em reações de profunda tristeza e angústia quando a criança tem de se separar da mãe, com quem tem uma relação privilegiada. Associada a esta ansiedade está o medo face a pessoas estranhas ou de pessoas com as quais o convívio é raro.

Apesar de ser normal nos bebês, este comportamento é algo que gera grandes preocupações aos pais. Para tentar minimizar essas situações, os pais podem tomar várias atitudes:
- Habituar a criança, desde cedo, ao convívio com várias pessoas, para além do circulo familiar.
- Quando tomarem a decisão de colocar o bebê em uma escolinha ou aos cuidados de uma outra pessoa, os pais devem passar alguns momentos por dia, durante a primeira semana e, progressivamente, ir diminuindo a frequência e o tempo das visitas para que o bebê vá habituando a ficar sozinho. Esta seria a atitude desejável, se bem que, compreensivelmente, seja bastante dificil de por em prática, pois a maioria dos horários de trabalho não o permite.
- Se for contratada uma babysitter para ficar com o bebê em casa, seria desejável que a mãe ficasse com ambos, nos primeiros dias, durante algum tempo, para que o bebê se habitue e a transição seja menos difícil.
- Deixar a criança com o seu objeto favorito, como um brinquedo, pois isso ajudá-lo-á a sentir-se mais seguro".


Pois bem, o Heitor é a criança mais sociável que conheço, então, a ansiedade dele nem é tão séria. Estou, pra variar, "reclamando de barriga cheia". Mas fico um pouco agoniada com o fato de ter alguém com tal grau de dependência de mim, fisicamente falando! Ele agarra em minhas pernas, morde meus joelhos, esfrega a cara nos meus seios, morde o meu cotovelo, minha bochecha... Dia desses percebi que, se eu chamo alguém em voz mais elevada, ele esconde o rosto em mim, grudado, porque (há) acha que estou chamando alguém para levá-lo embora (normalmente é). Agora decidi pirraça-lo, e sempre que ele me desobedece, eu grito o nome de qualquer membro da família (isso é até bom, pois ele se acostuma com os nomes... risos)!

O Heitor, pasmem, já se enfiou na minha saia e mordeu a minha BUNDA!

Fiz a mamadeira, por algumas vezes, com ele debaixo da axila...

Agora, imaginem como lidar com a ansiedade de separação, quando lhe dá uma DOR DE BARRIGA! Pois, fui eu correndo para o banheiro, e ele agarrado nas minha calças, chorando! A calça quase fica. Depois a coisa continuou séria, porque eu ficava GRITANDO "mamãe já vai", de lá do vaso, enquanto ele choramingava na sala!

Sei que 90% das pessoas que lêem isso estão rindo... Mas a vida é isso mesmo, um enorme motivo para rirmos de nós mesmos.

De resto, tirei uma foto bem interessante para ilustrar essa momento único de Sr. Ansioso. Esse é o ângulo do qual eu mais o vejo, ultimamente...


("Mamãe, posso tirar suas calças?")



(COOOOLO!)

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O que levar na viagem com o bebê

Tirei essa lista do site da BabyCenter, mas fiz meus comentários em itálico. Acho que a lista da BabyCenter é exaustiva e muito boa, mas sempre é bom cada um adaptá-la a sua realidade, possibilidade e vontade!

Lista: o que levar na viagem com o bebê

Carregar bebês em uma viagem é o de menos: eles não são lá muito exigentes, dormem bastante, não precisam de um cardápio variadíssimo. O problema é a tralha necessária para cuidar deles. Veja abaixo uma lista de itens indispensáveis para viajar com seu filho, além de dicas para fazer as malas sem muita confusão.

Fraldas descartáveis
- Calcule uma para cada hora em que estiver em trânsito, mais algumas para o caso de atrasos ou emergências. Informe-se antes se é fácil comprar fraldas onde você vai estar. O ideal é só carregar as necessárias para o trajeto.
Salvo se tiver dúvidas sobre encontrar no local as mesmas fraldas que seu filho usa. É possível que ele tenha alergias com novas marcas.

Manta(s)
- Leve pelo menos uma, de acordo com o clima. Um edredom leve pode servir de tapete ou colchão para o bebê ficar no chão.

Sacos plásticos
- Carregue vários, para guardar fraldas sujas, roupas molhadas, babadores melecados, sapatos cheios de areia e lama etc.
Existem também disponíveis para venda sacos artesanais para por a roupa suja (alguns coordenados com sacos de roupa limpa) e sacos perfumados, próprios para não deixar seu carro “cheiroso” durante o trajeto... Exemplos: Perfumosi, da Chicco. Na Elo7 encontram-se artesãos que fazem os sacos de roupa suja.

Pomada antiassaduras
Caso a marca do seu bebê seja difícil de encontrar, leve quantidade suficiente.

Lencinhos umedecidos
- Podem ser substituídos por fraldas de pano limpas ou quadradinhos de algodão, mais uma garrafinha de água para molhá-los na hora.
Lencinhos são úteis não só para limpar o bumbum, mas também para limpar “qualquer sujeira” fora de lugar. Limpa a sujeira “vazada” no trocador, a comida que cai no banco do carro... Existem lencinhos adultos, da Kleneex, que também podem ser úteis (limpar os seios, limpar as mãos), e o lançamento da Natura, “Banho de Gato”: lencinhos que podem ser usados até na boca da criança.

Sabonete líquido
- É melhor levar aquele a que seu filho está acostumado. Se ele tiver pele seca, leve também um hidratante.
Para diminuir a bagagem e evitar vazamentos, coloque o sabonete (e shampoo, se seu filho usar) em pequenos vasilhames de viagens, que se compra em lojas de cabeleleiro, de presentes... Colocando o sabonete líquido em um que seja spray (estilo porta-perfume), ainda é possível borrifá-lo diretamente no corpo do bebê, facilitando na hora de segurá-lo e ensaboá-lo e na economia.
Tirei a foto do blog: Gavetinha de Luxo.

Lenços de papel
- Procure na farmácia embalagens pequenas, para levar na bolsa.
Têm a mesma utilidade dos lenços umedecidos Kleneex, mas acho que não incomodará levar um pacote de lenços secos e outro de lenços úmidos na bolsa...

Chupetas extras
- Se seu filho usar, é claro.

Roupas
- Duas trocas por dia. Pense em "camadas" para agasalhar seu filho, em vez de levar casacos pesados (a menos que você esteja indo para um lugar muito frio).
Essa dica das camadas me ajudou muito, até porque o clima do mundo anda louco, a tal ponto que em uma mesma semana pode fazer dias de sol logo depois de dias friorentos...

Lençóis e toalhas
- A menos que você esteja indo para um hotel, ou para a casa de um parente que vá oferecer esses itens. Mesmo assim, vale a pena levar algumas toalhas de tecido de fralda, mais macias.
Se for ficar pouco tempo, uma toalha basta. Mas como acidentes acontecem, a cautela pedem duas, para períodos de até 10 dias.

Babadores
- Dê preferência aos de plástico, que podem ser limpos com um pano úmido.
Na hora de guardá-los, passe um dos lencinhos umedecidos.

Mamadeiras e Lavador de mamadeiras
- Você pode levar um esterilizador de microondas se tiver acesso a um aparelho desses durante a viagem. Senão, apenas escalde as mamadeiras com água quente ou fervendo.
A quantidade adequada para 24 horas, pois você pode não ter tempo, durante o dia, de esterilizá-las. Veja como poderá fazê-lo, caso permaneça por mais de um dia. Muitos pediatras recomendam usar apenas panelas esmaltadas, ou esterilizador elétrico ou de microondas, apenas, para isso. Eu uso também o aquecedor de mamadeiras com água dentro dela a 100ºC, mas já usei um esterilizador elétrico que recebi de “herança”. Outra opção são os Sacos para Esterilização a Vapor em Microondas Quick Clean, da marca Medela. Eu comprei os meus com o pessoal do site “Leite do Bebê”, são ótimos, basta 60 mL de água e 1:30 min. Mas convém descobrir se no local o microondas estará a sua disposição para tal.
Outra questão sobre as mamadeiras é que água usará para fazer o leite. Muitas mães me disseram que fazem com água mineral, sem medo, mas eu não confio tanto... Fervo a água no aquecedor de mamadeiras a 100ºC, mas algumas pessoas me falaram de Hidrosteril para esterilizar água e também mamadeiras
, eu realmente não sei como usar, mas gostaria muito de saber!


Chapéus e bonés para protegê-lo do sol
Além disso, um daqueles ventiladores portáteis pequenos a pilha, eles podem ser úteis em algumas situações de abafamento... Outra opção: leque, daqueles de camelô! Estilo “ching-ling”!

Filtro solar (FPS de pelo menos 30), repelentes e/ou mosquiteiro
- Siga a orientação do pediatra para o uso desses produtos. Se ele liberar, leve inseticidas também para combater mosquitos nos ambientes.
Eu uso o filtro Episol Kids, mas o dermatologista pediu cuidado para que ele não ponha a o corpo com filtro na boca. Pode ser usado a partir dos seis meses, assim como os repelentes. Antes disso, GUARDA-SOL pode ser uma boa! O repelente que uso é o Johnson's Loção Anti-Mosquito, com fórmula devidamente autorizada pelo dermatologista. Ah, também é só depois dos seis meses. Antes, pode-se borifar um pouco dele no mosquiteiro, ou passar um pouquinho na roupa...
A maioria dos berços portáteis já traz um mosquiteiro portátil, que encaixa em qualquer berço. Há ainda esses à venda: Musky Baby e Bebê Produtos – (Esse tem um zíper em cima, bem prático, e esse é mais funcional).

Remédios básicos
- Termômetro, antitérmico, antigases (leia nosso artigo sobre a farmacinha doméstica).

Cópia da certidão de nascimento do bebê e carteirinha do plano de saúde
- Leve também o telefone do pediatra e do plano de saúde, se tiver. Em viagens para o exterior, é necessário o passaporte do bebê.
Eu fiz a identidade do Heitor... A dificuldade é pegar as digitais. Como ele era pequeno, a 3X4 teve que ser tirada em uma loja de foto, em meu colo. Eles apagaram a minha imagem com o Photoshop.
A identidade é mais prática e preserva a certidão de nascimento.


Comida, fórmula, água e talvez suco
- Leve mais do que o necessário para o trajeto, pois sempre pode haver imprevistos.
Potinhos da Nestlé salvam o dia. Escolha um bom porta-leite em pó – eu uso o da Pimpolho, pois levo quantos andares precisar, fica em um cantinho da sacola que não incomoda e cada andar dá tanquilo para a quantidade do leite em pó, e mais umas colherzinhas de Mucilon:

Se o seu bebê se adaptar à Mamadeira Umix “Mix-on-the-go”, é uma excelente escolha para fazer a mamadeira no caminho. O Heitor rejeitou o bico, daí eu encaixei um da Nuk no lugar para usá-la.

Colher e copinho preferido
- Para dar um remédio, ou um potinho de comida, ou raspar uma maçã. O copo também pode facilitar na hora de dar sucos ou água.
Copo que Heitor usa: Copo Antivazamento 415 ml Nüby by Kuka, com bico de silicone molinho, bom pra água, fica em um cantinho na bolsa...

Lampadinha
- Para trocas de fralda e mamadas no meio da noite, em um lugar desconhecido que pode ser muito escuro.
Também é excelente para distraí-lo, apontando para uma parede ou banco do carro e movendo a luz de lá pra cá.

Canguru ou sling
- Se você tiver. São leves, não ocupam espaço e aliviam seus braços na hora do colo.

Piscininha inflável
- Para usar como banheira (pode ser substituída por uma bacia grande que já esteja no local) ou para refrescar o bebê na praia ou na piscina.
Caso se viaje muito, pode valer a pena investir em uma Banheira Dobrável Girotondo, bem interessante.

Berço desmontável
- Se não houver lugar para o bebê dormir. Outra opção, para viagens curtas, é deixá-lo dormir junto com vocês.
Caso deseje evitar que ele vicie e não queria mais dormir no berço, ou evitar o sufocamento, pode-se usar na sua cama uma cama dobrável, no estilo da The First Years ou Cama de Viagem Gold Bug, que também serve de trocador. Talvez rolos infláveis, entre vocês e o bebê. O Centro de Diversões do Bebê da Intex também pode ser uma boa opção para substituir o berço, mas certifique-se se terá como enchê-lo no local (eu não consegui enchê-lo no pulmão!), ou leve um inflador que tenha um tamanho menor. Acredite, você pode usar muito o inflador em bóias, brinquedos infláveis e até balões!

Carrinho
- Dê preferência do tipo guarda-chuva, leve e que não ocupe muito espaço.
A maioria dos carrinhos realmente leves são usados a partir de seis meses. Pense bem antes de escolher o seu para o enxoval, pois alguns carrinhos “dobram” como uma filha de papel, mas ocupam o bagageiro todo.

Dicas para fazer as malas:

• Comece a preparar as coisas alguns dias antes de viajar. Vá juntando o que precisa levar à medida que se lembra, e colocando tudo num lugar só. Imprima a lista acima e vá dando baixa no que já pegou.



• Leve uma sacola impermeável, resistente e fácil de carregar no dia-a-dia para as coisas do bebê. Às vezes a bolsa de fraldas que você já usa não é a mais adequada para a viagem (ou por ser muito grande, ou por ser muito bonita para enfrentar intempéries e areia, por exemplo).

VIAGEM EM AVIÃO: Protect Bag pode salvar a sua mala linda. Caso não encontre ou não dê tempo, algumas companhias aéreas oferecem sacos plásticos. Isso vale para o bagageiro do ônibus também.

Carregue na bolsa com as coisas do bebê uma camiseta extra para você, para o caso de imprevistos.
Acreditem, eles acontecem muito...

• Embale remédios e produtos como xampu e sabonete líquido dentro de sacos plásticos, para evitar vazamentos.

• Leve um trocador portátil para o bebê.
Existem “trocadores infláveis”, que podem servir de colchãozinho e até de suporte pro banho, mas nunca vi no Brasil, só em sites internacionais, como o Go Home Junior.

• Mantenha na bolsa um lanchinho de emergência para você, como um pacotinho de castanha de caju ou uma barra de cereal.

Não esqueça, além da câmera fotográfica, os cartões de memória ou filmes, além das pilhas e do carregador, se tiver.

Leve alguma coisa interessante para ler. O mais provável é que você não tenha muito tempo, mas vai que o bebê resolve tirar uma bela soneca e te dar uma hora de tranquilidade...

Fonte: BabyCenter

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Todos somos necessários!!



A segunda música favorita do Heitor, logo depois do Jingle de abertura de "Two and a Half Man"!
Cliquem abaixo no link do vídeo, com karaokê, para cantar a musiquinha!

Vídeo: TODOS SOMOS NECESSÁRIOS!

"Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
Sentado eu parei pra pensar, que das árvores nós temos que cuidar,
Elas nos dão frutas e sombra e limpam o nosso ar
E nelas muitos bichos sei que vão morar, formigas, esquilos e muitos macacos
Papagaios, sabiás e tucanos...
Eu percebi como as árvores são importantes!
Das árvores nós temos que cuidar...
Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
Sentado eu parei pra pensar, em um beija-flor que veio me cumprimentar
Cantando e dançando de flor em flor, pólen e sementes pelo ar vão espalhar,
Graças a eles nós temos muitas flores e muitas frutas de todos os sabores..
Eu percebi como os pássaraos são importantes!
Dos pássaros nós temos que cuidar...
Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
Sentado eu parei pra pensar, quando um sapo saltando veio me cumprimentar!
Eles podem ser feios, mas são importantes, em nossos jardins nos ajudam bastante
Às vezes temos muitos, muitos insetos eles são a comida favorita dos sapos!
E então eu pensei: os sapos e rãs são importantes!
Dos sapos nós temos que cuidar...
Sentado debaixo da mangueira, debaixo de uma enorme mangueira,
Pensando em tudo o que podia ir ver, olha só a bela conclusão a que eu cheguei!!
Árvores, flores, pássaros, sapos...
Todos os seres deste planeta são necessários, todos têm uma missão, uma função
E a salvação do planeta depende de todos nós.
TODOS SOMOS NECESSÁRIOS!
Para cuidar da vida, para salvar o planeta: TODOS SOMOS NECESSÁRIOS"!